Dra. Sara Arcanjo – Consulta com uroginecologista em Fortaleza

Alguns casos necessitam de consulta direcionada de Uroginecologia e Disfunção do assoalho pélvico. Alguns sintomas comumente referidos pelas pacientes são de incontinência urinária, “perda de xixi”, “bexiga baixa”, “bexiga arriada”, “vagina frouxa”, “bola na vagina”, etc.

Inicialmente, uma anamnese direcionada é realizada para avaliar sintomas de armazenamento e de esvaziamento vesical. Sintomas de prolapso pélvico, da função intestinal e sexual também devem ser investigados. As comorbidades, as medicações em uso, as cirurgias prévias e os hábitos de vida também devem ser registrados.

No exame físico especializado, testam-se a sensibilidade e os reflexos, utilizando cotonetes para busca de pontos dolorosos. Através de algumas manobras, avalia-se o estadiamento do prolapso das paredes vaginais e a presença de incontinência urinária uretral ou não, sincrônica ou assincrônica ao esforço. Os músculos do assoalho pélvico podem ser avaliados através da palpação e da manobra de contração perineal. Ao final da consulta, é possível traçar um diagnóstico clínico e uma trajetória com exames complementares e tratamento clínico e/ou cirúrgico.