
Retirada de Pólipos e Miomas com Dra. Sara Arcanjo em Fortaleza

Retirada de Pólipos
Pólipos uterinos são pequenas projeções das glândulas endometriais para dentro da cavidade uterina. Podem estar associados a aumento da menstruação ou a dificuldade para engravidar. Em mulheres na pós-menopausa, há risco de câncer endometrial associado a pólipos em aproximadamente 1-3%. Os pólipos podem ser suspeitados pelo ultrassom pélvico ou transvaginal, mas o diagnóstico definitivo é por histeroscopia. A retirada do pólipo também é feita por histeroscopia, e a técnica vai depender do tamanho e quantidade dos mesmos.
Retirada de Miomas
Miomas uterinos são tumores benignos muito comuns em mulheres na idade reprodutiva. Podem estar localizados dentro da cavidade do útero (submucoso), na parede do útero (intramural) ou por fora do útero (subseroso). Podem aparecer como mioma único ou associado a múltiplos miomas, de diversos tamanhos.
O tratamento vai depender do tamanho e localização dos miomas, e principalmente dos sintomas causados na paciente. Eles podem ser responsáveis pelo aumento da menstruação, desconforto pélvico ou dificuldade para engravidar.
A retirada do(s) mioma(s) pode ser feita por histeroscopia, laparoscopia ou robótica.
